Páginas

2leep.com

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Bunker em Estocolmo

É um esconderijo de cair o queixo, digno de um vilão de James Bond - assim como alguns podem achar conveniente que Pionen White Mountain, na Suécia é de fato ligado a WikiLeaks internacional, a organização de denúncia e atual inimigo do governo dos EUA.
Arquitetos: Albert-Lanord Arquitetos França
Localização: Estocolmo, Suécia
Programa: Datacenter
Colaboradores: Frida Oster e Blomgren Jonatan
Geologia Consultor: AB Geosigma
Construção: Albert-Lanord Arquitetos França
Cliente: AB Bahnhof
Área de Construção: 1.200 m²
Projeto ano: 2008
Fotografias: Åke E: Lindman filho
O projeto foi executado em um antigo abrigo anti-nuclear de 1.200 metros quadrados. Localizado a 30 metros abaixo das pedras de granito da Berg Vita Park, em Estocolmo. O cliente é um provedor de internet, salas e escritórios, e hosts do servidor. O ponto de partida do projeto foi a de considerar a pedra como um organismo vivo. Os seres humanos tentam se acostumar a este mundo exterior e trazem os "melhores" elementos da Terra: a luz, plantas, água e tecnologia. "Nós criamos fortes contrastes entre as salas onde as pedras dominam e onde o ser humano é um estranho e o encontro com salas onde o ser humano assumiu totalmente. A escolha de um raio tem sido muito desafiador. Nós tentamos trazer a variação possível. Caso contrário, é muito fácil perder a sensação de tempo em um espaço fechado. Nossas referências vêm direto dos filmes de ficção científica, na sua maioria "Silent Running" e um monte de filmes de James Bond com cenografia de Ken Adams. "
Pode-se descrever o processo em cinco fases distintas:
De planejamento;
Destruição do antigo escritório e explodir a rocha para criar um espaço extra;
Reforçar a caverna, trabalhando com concreto;
Instalações técnicas, elétrica;
Vidro e trabalhos com aço,  pintura e decoração.
Pionen White Mountain foi originalmente criado como um abrigo contra bombas da Segunda Guerra Mundial e foi convertido em um centro de defesa civil na década de 1970 para abrigar uma unidade de emergência do governo sueco em caso de guerra nuclear.
Bahhof ampliou o espaço para acomodar os geradores de gás de alimentação de óleo que mantém os servidores funcionando em caso de falta de energia.

Um comentário:

  1. Que beleza esse bunker,Paulo,uma maravilha arquitetonica.Serviria como um otimo lugar para morar,tipo a Bat Caverna,rsrsr.Gostei de saber da estoria da evoluçao desse espaço de um abrigo anti aereo para um belissimo lugar para trabalhar.Grande abraço.zenaide storino.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.