Páginas

2leep.com

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Baronda, Capão da Canoa


SUGESTÃO DE PAUTA DO GUTO VILLANOVA
Uma sugestão de pauta que faria para o meu novo amigo Paulo seria abordar no urbanascidades o fim do clássico "Baronda" na praia de Capão da Canoa, mataram um lugar que era uma referência para a praia onde veraneio desde que me conheço por gente. Por alguns metros de areia a mais botaram abaixo o lugar. Acho que é mais uma vitória dos infelizes, aqueles que não podem ver a felicidade alheia, sabe como é, né? Assim as pessoas vão perdendo seus referenciais seguros. Não era frequentador do Baronda, nunca fui, mas na minha adolescência nos anos 90 chegue a curtir uns fim-de-noite no Baronda, Geralmente eu e minha turma de praia íamos no Baronda pra uma estica pós-Rock Point que era ali na Avenida Central em AtLântida, que quando comecei a frequentá-lo se resumia a uma volta na pista de dança e era finito o "pico", se levavas um fora de uma guria praticamente tinhas que ir embora do lugar, pois ficava maculada tua imagem com todas as demais que assistiam o fracasso da azaração hahahaahha. Bons tempos, a música que abria a pista era sempre BUANA BUANA da Rita Lee, isso vai ficar marcado pra sempre na minha memória. VOltando ao Baronda, eu e minha turma de praia da adolescência curtimos muito aquele calçadão de capão, e o Baronda estava sempre incluso nas incursões noturnas daqueles jovens, hoje adultos. Escrevi esses dias para uns amigos umas memórias que tenho do Baronda no período 1991-1994. Sem saber em 2008 ou 2009, era fevereiro, e assisti a um show da Vera Loca na frente do Baronda, e aquela seria a última vez que sentaria numa mesa do bar e tomaria uma cerveja, que lástima! Abaixo vão algumas fotos do Baronda que acho vais gostar. Um grande abraço e desculpe se te aluguei com meu papo nostálgico heheheehe
Segundo os mais antigos, antes da construção do Baronda havia no local um pequeno abrigo, construido nos anos 30 e 40, que servia de salva-vidas, onde também vendia-se bebidas e guardava-se os pertences dos veranistas. 
No início da década de 70, o Sr. Miguel Florentino comprou o pequeno barzinho de beira de praia, já existente há mais de 30 anos e com a permissão da Prefeitura de Osório, responsável pela praia de Capão da Canoa na época, construiu o Baronda. "Você quer me encontrar antes ou depois do Baronda", muito se houvia esta frase, pois era uma referência de Capão da Canoa.
Fonte: Livro Raízes de Capão da Canoa 
Faça como o Guto, envie para urbanascidades@gmail.com sua sugestão de pauta com textos e fotos.

Nota do autor:
Por ordem da União, Baronda é demolido em Capão da Canoa, no Litoral Norte
Demolição é irregular, já que teve início antes de decisão judicial, reclama advogado
Atualizada dia 15.12.2010 às 17h27min
Começou a ser demolido no começo da tarde de hoje o bar Baronda, um dos pontos mais tradicionais de Capão da Canoa, no Litoral Norte. A ordem foi assinada ontem pela Superintendência do Patrimônio da União no RS. O imóvel na beira da praia está em uma área pública de uso comum, onde as construções são proibidas.
Ivan Florentino, que é advogado e filho do dono do estabelecimento, ingressou na Justiça alegando que a reintegração de posse não permite de demolição, que é acompanhada hoje pela Brigada Militar (BM). Ele alega que a destruição da estrutura é irregular já que ainda não teria sido liberada pela Justiça.
Jornal Zero Hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.