Santa Maria del Fiore - Coração de Florença
Santa Maria del Fiore, ou Duomo, é uma das catedrais mais conhecidas do mundo. Sendo uma obra-prima do renascimento e da arquitetura que se localiza no coração de Florença, o antigo centro cultural da Itália.
Erguendo-se sobre a paisagem da cidade, destacando-se sobre as casas e galerias essa estrutura foi projetada por Arnolfo di Cambio (base), Brunelleschi (cúpula) e Giotto (campanário) e sintetiza a arquitetura florentina no séc XV. Com suas paredes e frisos ricamente adornados e sua gigantesca cúpula valada, foi uma façanha da arquitetura para a época.
Sua fachada foi desmantelada ainda no séc. XV por ordem de Francesco I de Medici por ser considerada "fora de moda" para época. Entre novos projetos pouco convincentes, a fachada só foi reconstruída em meados do séc. XIX, com o projeto de Emilio de Fabris, e é a que vemos hoje.
Além da Catedral em si, destaca-se o Batistério*, que fica ao lado da estrutura principal. Uma construção hexagonal, com um interior ricamente adornado com mosaicos e portais de bronze Maciço esculpidos por Ghilberti.
Aí vão algumas fotos dessa obra-prima da Arquitetura:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.