Páginas

2leep.com

sábado, 26 de fevereiro de 2011

A história do Oscar ( 1920 a 1959)

1929
Acontece em maio a primeira edição da premiação no Hollywood Roosevelt Hotel. A cerimônia premiou os filmes produzidos entre os anos 1927 e 1928. A escolha dos vencedores foi feita dias antes e anunciada na hora. A imprensa, porém, só soube do resultado após três meses.
O primeiro Oscar da história é entregue a Emil Jannings. Ele leva a estatueta de melhor ator pelos filmes 'In The Last Command' e 'The Way All of Flesh'. Na ocasião, não pôde comparecer à cerimônia porque estava de mudança para a Europa, recebendo o troféu antes de deixar os Estados Unidos.
As estatuetas não eram dadas para uma única obra, mas sim por todos os trabalhos realizados na época. Muitos estúdios, atores e diretores foram homenageados por diversos filmes rodados no período. Os empates também eram permitidos.

1930 - 2ª edição
 Como muitos filmes mudos ainda eram rodados, os críticos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood tentam separar as categorias. A idéia era eleger o melhor filme mudo e o melhor filme com som. Posteriormente, decidiu-se que não haveria distinção entre os dois tipos de produções.
A premiação acontece no luxuoso Coconut Grove of The Ambassador Hotel, em Los Angeles, no dia 3 de abril.
A KNX, uma rádio local de Los Angeles, é a primeira mídia a fazer a cobertura do evento. Foi realizada uma narração dos prêmios e dos artistas que chegavam à premiação.
1930 - 3ª edição
A 3ª edição do Oscar acontece sete meses após a segunda edição, realizada em abril de 1930. Na ocasião, todos os envolvidos na cerimônia votavam nos vencedores.
Pela primeira vez a Academia cobra US$ 10 dos presentes para poder pagar os custos do jantar sofisticado servido no evento. Os filmes mudos ficam fora da premiação. Eles já estavam quase extintos de Hollywood no final da década de 20.
1931
Em seu quinto aniversário, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood ganha sólida reputação entre o público, mídia e trabalhadores da indústria cinematográfica.
Norma Shearer, vencedora do prêmio de melhor atriz na terceira edição por 'The Divorcee', é chamada para apresentar o prêmio de melhor filme.
 1932
Em seu sexto ano, o Oscar ganha três novas categorias: animação, comédia e revelação.
Walt Disney recebe um prêmio especial pela criação do camundongo Mickey Mouse.


1934
A edição ficou marcada por criar as categorias mais parecidas com o que o Oscar é hoje. Entre as novidades, estava o prêmio de melhor assistente de direção.
O público tem que esperar mais de um ano pela sexta edição do Oscar, uma vez que os membros da Academia decidiram adaptar a premiação ao calendário oficial do ano, realizando a cerimônia sempre entre março e fevereiro.
1935
 Quando os indicados da sétima edição do Oscar são anunciados, as mídias impressas e radiofônicas teceram dezenas de críticas aos escolhidos porque as atrizes Bette Davis e Mirna Loy, que fizeram duas das performances mais elogiadas do ano em 'Human Bondage' e 'The Thin Man', respectivamente, não apareceram entre as indicadas ao prêmio de melhor atriz.
Trilha sonora passa a se tornar categoria, assim como a edição, o que se tornaria uma tradição nos próximos anos.
1936
Em 1936, o prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood passa a ser chamado de Oscar. Entre os diversos supostos criadores do nome Oscar, está a atriz Bette Davis. Ela afirma que seu marido, o músico Harmon "Oscar" Nelson Jr., era parecido com a estatueta.

1937
É criada a categoria de Melhor Ator e Atriz Coadjuvante. Até o momento, esses artistas eram indicados junto à categoria principal ou completamente ignorados.
As estatuetas dos atores e atrizes coadjuvantes eram menores do que as outras dadas nas categorias principais.

1938
Luise Rainer é a primeira a ganhar dois Oscars consecutivos na categoria melhor atriz. Ela estava em casa quando recebeu uma ligação dos membros da Academia dizendo que era a vencedora do prêmio de melhor atriz pelo filme 'Terra dos Deuses'.
A Academia muda as regras na votação. Desta vez, convoca representantes de estúdios e sindicatos para participar dos votos finais.
Os jornais recebiam os nomes dos vencedores até as 20h30 da noite da premiação, mas eram obrigados a guardar segredo até a próxima edição.
1939
O início dos conflitos na Europa, que mais tarde viriam a estourar a Segunda Guerra Mundial, fez essa edição ser uma das mais apagadas da história da premiação. O evento, no entanto, foi considerado um verdadeiro sucesso.
As negociações com produtoras européias foram cessadas temporariamente.
Com um ano de diferença de Luise Rainer, Spencer Tracy se torna o primeiro ator a conquistar dois Oscars consecutivos por 'Com os Braços Abertos'. Neste mesmo ano, Frank Capra consegue seu terceiro Oscar de melhor diretor por 'Do Mundo Nada Se Leva'.
O filme de animação 'Branca de Neve e os Sete Anões', que viria a mudar todos os trabalhos dos estúdios Disney, ganha um prêmio da crítica.
1940
'E o Vento Levou' bate o primeiro recorde em número de troféus. O clássico do cinema leva oito estatuetas: melhor atriz (Vivien Leigh), atriz coadjuvante (Hattie McDaniel), direção (Victor Flemming), direção de arte (Lyle Wheeler), edição (Hal C. Kern), filme, fotografia colorida (Ernest Haller e Ray Rennahan) e roteiro (Sidney Howard).


1941
Durante a cerimônia de premiação, o então presidente norte-americano, Franklin Roosevelt, fala com os participantes da festa via rádio. Ele agradece a indústria cinematográfica por levar diversão aos americanos em tempos de guerra.
O filme 'Rebecca' coloca o cineasta Alfred Hitchcock em voga após ganhar o prêmio principal.
1942
Ao receber o Oscar de melhor atriz pelo filme 'Rosa de Esperança', Greer Garson fez um discurso que durou aproximadamente 40 minutos, o maior da história da Academia. 
A Segunda Guerra Mundial afeta a produção cinematográfica e aumenta os riscos da 14ª edição do Oscar não acontecer.
A atriz Carole Lombard morre em um desastre aéreo após fazer uma viagem para levantar fundos às tropas americanas na guerra. Ela é homenageada durante a cerimônia.
Nomeada nova presidente da Academia, a atriz Bette Davis sugere que a cerimônia não fosse mais um banquete, mas aberta ao público em um auditório maior. Todos os custos arrecadados em ingressos seriam voltados para a Cruz Vermelha, que auxiliava os soldados nos conflitos armados. A associação, no entanto, ignorou as propostas de Bette.
Como havia o medo freqüente de ataques, o banquete do Oscar foi reduzido a um pequeno jantar e o Hotel Biltmore, em que foi realizada a cerimônia, não contou com os holofotes que iluminavam o céu de Los Angeles.
Para economizar dinheiro, as estatuetas passam a ser fabricadas com a estrutura básica feita de gesso e não mais de metal.
Pela primeira vez, a Academia coloca os documentários na categoria principal de melhor filme.
1944
A cerimônia do Oscar passa a ser realizado dentro de um grande teatro, ao invés das salas de hotéis e seus banquetes.
A premiação ganha uma nova cara, com mais participação dos trabalhadores da indústria cinematográfica e uma maior flexibilidade para os prêmios.
Todos os artistas que ganharam prêmios de melhor atriz e ator coadjuvante passaram a receber a estatueta em tamanho original, ao contrário das miniaturas entregues até 1943.
1945
Este foi o último ano em que as estatuetas foram entregues com estrutura básica de gesso. A partir do ano seguinte, elas passaram a ser confeccionadas em metal.
As economias freqüentes para a guerra ainda afetavam a Academia, mas as preocupações já eram menores nesta época. Em dois meses, os Estados Unidos sairiam vitoriosos, marcando um período de muita prosperidade financeira, tanto para Hollywood quanto para todo o país.
1946
O ano de 1946 foi um dos mais lucrativos das duas últimas décadas nos cinemas. Produções de larga escala e com excelentes bilheterias foram lançadas, colocando Hollywood diante de todos os holofotes.
Billy Wilder conseguiu seu primeiro Oscar por 'Farrapo Humano'. O cineasta ganharia novamente como melhor diretor em 1960 por 'O Apartamento'.
1947
A Academia decide que somente seus membros oficiais poderiam votar nos indicados e nomes finais. A medida revoltou alguns trabalhadores da indústria, que temiam uma campanha interna dos estúdios, diretores e astros para conseguir votos.
O Oscar passa a ser apresentado no Shrine Auditorium, com capacidade de 6.700 lugares. Com o grande número, o público pôde pagar ingresso para ver a cerimônia e sentar ao lado de seus astros.
1948
O jornal Daily Variety publica uma lista prévia dos resultados da noite, entrevistando os membros da Academia, um a um. A publicação teve alguns erros, como a escolha de melhor atriz para Loretta Young.
A Academia homenageia o filme 'Vítimas da Tormenta', do italiano Vittorio De Sica, com um prêmio de honra.
1949
Depois de dois anos apresentando o Oscar no Shrine Auditorium, a edição de 1949 é realizada no próprio teatro da Academia, com capacidade de 985 lugares, 5.750 a menos do que no primeiro.
A mudança de local aconteceu porque os estúdios que patrocinavam o evento, como Fox, Warner Bros. e Paramount, temiam serem relacionados aos rumores de que havia uma espécie de pagamento interno para eleger os vencedores.
O ano de 1949 foi um dos anos mais difíceis do Oscar, com o crescimento dos documentários e da grande quantidade de filmes produzidos no período.
1950
No final da década de 40, quando os filmes desta edição foram avaliados, os estúdios passam a cortar contratos de grandes estrelas e reduzir os custos de produção.
A indústria de celebridades começa a crescer muito, desvalorizando alguns filmes e possibilitando a criação de novas estrelas, que não necessariamente tinham talento.
1951
Joseph L. Mankiewicz foi o primeiro diretor a ganhar duas estatuetas consecutivas. Ele foi premiado pela Academia por 'Quem é Infiel?' e 'A Malvada', respectivamente.
Muitas peças de teatro passam a ser adaptadas para o cinema. Foi o caso de 'Cyrano de Bergerac' e Born Yesterday'.
1952
Com 'The African Queen', Humphrey Bogart consegue nesta edição o único Oscar que ganhou como melhor ator. Ele foi indicado outras duas vezes por 'Casablanca e 'The Caine Mutiny'.
Gene Kelly é homenageado por sua contribuição na coreografia de 'Um Americano em Paris'.

1953
A cerimônia de premiação foi exibida pela primeira vez na televisão, embora existisse um medo generalizado dos estúdios e da Academia, que temiam que o prêmio se popularizasse demais e passassem a abranger interesses dos anunciantes.
A Academia só aceitou a transmissão porque muitos estúdios cortaram seus gastos anuais com o Oscar, fazendo com que eles aceitassem a proposta da rede NBC, de aproximadamente US$ 100 mil.
John Ford consegue seu último Oscar por 'Depois do Vendaval'.
1954
Embora a tecnologia de coloração tecnicolor estivesse em voga, trazendo filmes com palheta de cores realmente impressionantes para a época, foram as produções em branco e preto, como 'A Um Passo da Eternidade' e 'A Princesa e o Plebeu', que se destacaram nesta edição.
Quarenta e três milhões de pessoas assistiram à cobertura do Oscar pela rede NBC, uma das maiores audiências já constatadas por uma emissora de TV nos anos 50, quando nem todo mundo possuía o aparelho em casa.
1955
Depois de ser homenageada em uma revista e ganhar muita repercussão mundial, Greta Garbo levou uma estatueta por sua contribuição ao cinema. No entanto, a atriz não esteve na cerimônia de premiação.
Favorita ao prêmio de melhor atriz por 'Nasce uma Estrela', a equipe da rede NBC fez plantão na porta do hospital Cedars of Lebanon, onde Judy Garland estava internada após dar à luz Joey Luft, seu terceiro filho.
Achando que era a ganhadora, Judy acena para as câmeras da janela de seu quarto, mas a surpresa veio quando, na cerimônia, anunciaram Grace Kelly - que estava presente no evento - como a melhor atriz por 'The Country Girl'.
Dois meses antes da realização da cerimônia, um encontro formal transmitido pela rede NBC anunciou os indicados. O evento teve a presença de alguns convidados, mas não fez sucesso e não foi repetido nas edições seguintes.
1956
O prêmio de melhor filme vai para 'Marty', do diretor Delbert Mann, que arrebata algumas conquistas inéditas. Além de ser baseado em um programa de televisão, foi a produção de menor duração (91 minutos) a ganhar uma estatueta.
James Dean, que morrera seis meses antes em um acidente de carro, foi indicado ao Oscar por 'Vidas Amargas', mas nenhum representante seu levou a estatueta.
1957
James Dean novamente é indicado ao prêmio de melhor ator, desta vez por 'Juventude Transviada', penúltimo filme que ele rodou antes de morrer.
A adaptação do livro 'A Volta ao Mundo em 80 Dias', de Julio Verne, conquista cinco prêmios dos oito a que concorria: melhor filme, roteiro adaptado, montagem, fotografia e trilha sonora.
1958
'A Ponte do Rio Kwai' conquista sete das oito categorias em que estava concorrendo. A produção levou estatuetas de melhor filme, ator (Alec Guinness), diretor (David Lean), fotografia (Jack Hildyard), edição (Peter Taylor), roteiro adaptado (Pierre Boulle, Carl Foreman e Michael Wilson) e trilha sonora (Malcolm Arnold). Foi ainda indicado na categoria de melhor ator coadjuvante (Sessue Hayakawa).1959
O filme 'Gigi' recebe todos os Oscars para os quais havia sido indicado. No entanto, a produção não concorreu aos prêmios de melhor ator ou atriz.
Na transmissão televisiva deste ano sobraram 20 minutos de programação e o Oscar já havia acabado. A NBC teve que arranjar saídas, como exibir melhores momentos de jogos ocorridos recentemente, que foram substituídas depois pelas típicas entrevistas do tapete vermelho.
continua no próximo sábado, dia 05.03.2011
fonte: site terra e google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.