Páginas

2leep.com

sábado, 19 de março de 2011

Oscar 2011 (polemicas e gafes na história)

Mesmo sendo arquitetada para a perfeição, muitos micos aconteceram ao longo das 79 edições do Oscar. Para a Academia, uma das tarefas mais difícil é controlar a "língua" e as atitudes de quem sobe no palco. Os eventuais deslizes acontecem sem parar, deixando não só a organização em uma situação ruim como seus artistas representantes.

















Historicamente, uma das primeiras gafes aconteceu em 1934, quando Will Rogers anunciou o Oscar de melhor direção e, ao invés de dizer o nome do vencedor, disse apenas: "Venha buscar, Frank". Frank Capra, que estava concorrendo por 'Dama por um Dia' se levantou sorridente, cumprimentou os amigos e subiu ao palco, sem saber que na verdade o vencedor era Frank Lloyd, pelo filme 'Cavalgada'. Veja mais alguns micos históricos:
1931
o ator Jackie Cooper, na época com 10 anos, acabou dormindo na premiação. Ele concorria ao Oscar de melhor ator por 'Skippy'. Cansado, Cooper colocou o rosto nos ombros de Marie Dressler, que teve que acordá-lo ao ser eleita a melhor atriz.
1932
A Academia aceitou pela primeira vez inscrições de filmes que não foram rodados em Hollywood. Muitas críticas foram feitas ao novo critério de seleção. Alguns radicais detestaram a idéia de eleger filmes estrangeiros.
1938
O escritor John Lee Mahin recusou uma indicação ao Oscar de melhor roteiro pelo filme 'Captains Courageous' por não concordar com as regras de votação.
1940
O Los Angeles Times publica uma lista com os vencedores do Oscar na mesma noite da premiação, vendendo milhares de jornais. Com isso, o envelope lacrado passou a ser adotado e o segredo dividido com pouquíssimas pessoas dentro da Academia.
1943
No Oscar de 1943, Humphrey Bogart era um dos favoritos à estatueta de melhor ator por seu papel em 'Casablanca' e foi receber o prêmio segundos antes de anunciarem o verdadeiro vencedor: Paul Lukas. Percebendo o erro, parou em pé e começou a aplaudir, mesmo com todos os outros convidados sentados em suas cadeiras.
1952
Um dos momentos mais engraçados do Oscar aconteceu em 1952, quando Shelley Winters, que disputava o Oscar por 'Um Lugar ao Sol', levantou e correu ao palco antes do apresentador Ronald Colman anunciar a vencedora. Ao perceber que a premiada foi Vivien Leigh, por 'Uma Rua Chamada Pecado', Vittorio Gasman, marido de Shelley, tentou evitar um constrangimento e puxou o vestido da mulher de uma vez, fazendo com que os dois caíssem no chão.
1962
George C. Scott recusa sua indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante por 'Desafio à Corrupção'. Apesar do pedido, seu nome não foi retirado da cerimônia.
1964
A diva Rita Hayworth era conhecida mundialmente por seu trabalho, mas nunca ganhou uma estatueta. Ao apresentar o Oscar de melhor diretor na premiação de 1964, a atriz se viu em apuros ao não conseguir ler o nome do vencedor nas pequenas letras do envelope. A confusão a fez chamar o diretor Tony Richardson, de 'As Aventuras de Tom Jones', de Donny.
1970
Goldie Hawn mostrou-se "chocada" ao ler que George C. Scott era o premiado de 1970, e soltou um: "Meu Deus". Scott havia recusado ir à cerimônia dias antes e pediu para sair da lista dos indicados.
1974
ao vencer o prêmio de melhor ator por 'O Último Tango em Paris', Marlon Brando colocou uma atriz vestida de índia para receber o prêmio. A indígena reclamou da forma como os índios eram tratados em Hollywood. Como se não bastasse, a estatueta foi recusada.
1974
Embora tenha ganhado três Oscars em sua carreira, Katherine Hepburn nunca havia apresentado a cerimônia. Ela agradeceu a Academia: "Já era sem tempo".
Um homem de 33 anos, identificado como Robert Opal, invade o palco completamente pelado, tirando a atenção do ator David Niven, que iria anunciar a convidada Elizabeth Taylor. Opal torna-se uma figura cultuada pelos jornalistas e fãs da cerimônia. Ele foi encontrado morto cinco anos depois, em São Francisco.
1975
O excesso de confiança de Steven Spielberg o fez cometer uma das piores gafes de sua carreira. Achando que seria premiado por 'Tubarão', em 1976, o veterano diretor contratou uma equipe de câmeras para filmar sua reação. O vencedor, no entanto, foi Milos Forman, por 'Um Estranho No Ninho'. Spielberg não escondeu a decepção e lamentou com as mãos na cabeça e olhar cabisbaixo.
1978
Em 1978, Woody Allen deixou de ir à cerimônia para ir a uma apresentação de sua já extinta banda de jazz, os Ragtime Rascals, em um pub de Manhattan. Ele chegou a anunciar que "ganhar não lhe importava", sem saber que havia sido indicado para melhor diretor por seu trabalho em 'Noivo Neurótico, Noiva Nervosa'.
1980
Dois impostores já receberam a estatueta do Oscar. Um se fez passar por representante da atriz Alice Brady, eleita coadjuvante de 'No Velho Chicago', levou o prêmio e nunca foi descoberto. Outra pessoa fingiu ser o diretor húngaro Ferenc Rofuz, tirou fotos no tapete vermelho e ainda concedeu um discurso emocionante.
1982
Meryl Streep deixou cair no chão o discurso que preparou para agradecer o Oscar de melhor atriz por 'A Escolha de Sofia', em 1982, e teve que improvisar.
1983
Um Lugar no Mundo Em 1983, apenas quatro produções foram indicadas para melhor filme estrangeiro. Isso aconteceu porque a Academia não considerou o filme 'Um Lugar no Mundo' como uma produção uruguaia, já que era feita em parceria com a Argentina. Zibnigiew Rybczynski, ganhador do Oscar de melhor animação por 'Tango', deixou o auditório para fumar um cigarro do lado de fora e na volta foi barrado pelos seguranças. Por ter pouco domínio da lingua inglesa, não conseguiu argumentar que era um convidado e acabou algemado e preso, passando a noite atrás das grades.
1985

Sally Field foi ridicularizada em 1985 pelo discurso que fez ao ganhar seu segundo Oscar por 'Um Lugar no Coração'. Ela disse que "não era ortodoxa e que nunca sentiu o respeito de ninguém, mas agora as pessoas gostavam dela". "Vocês realmente gostam de mim", repetiu três vezes.
1987
Durante a premiação em 1987, Cher se atrapalhou ao chamar o compositor Marvin Hamslich de Marvin Hammisch.

Cher agradeceu seu maquiador e cabeleireiro, mas esqueceu completamente do diretor e roteirista do filme 'Feitiço da Lua', que a fez ganhar o prêmio de melhor atriz. Dias depois, pediu desculpas públicas em um anúncio publicitário na Variety.
Ao subir ao palco, Eddie Murphy reclamou e disse que a premiação não era dada a atores negros. Segundo ele, "os negros e ele mesmo não seriam capazes de levar uma estatueta". Em 2007, Murphy ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante por 'Dreamgirls'.
1989
No Oscar de 1989, um número musical frustrante foi mostrado para a platéia. A atriz Eileen Bowman subiu ao palco vestida de Branca de Neve, fez um dueto desafinado com Rob Lowe e se uniu com outros artistas para mostrar o que seriam "os vencedores dos Oscars futuros". Nenhum dos atores apresentados no palco foi indicado posteriormente. Depois disso, a Disney processou a Academia por não pagar os direitos do uso da imagem de Branca de Neve. 
1996

Sharon Stone subiu ao palco sem envelope em 1996 e teve que improvisar enquanto esperava que a equipe da Academia encontrasse o cobiçado papel.
1997


Com a certeza que iria ganhar o Oscar de melhor atriz por 'Titanic', de 1997, Kate Winslet foi filmada com uma expressão de choque, seguida de uma careta, ao perceber que a vencedora foi Helen Hunt, por 'Melhor é Impossível'.
2000
em forma de protesto, a cantora islandesa Björk foi a uma cerimônia do Oscar vestida de cisne, com figurino feito de arames e penas brancas. A cantora, que foi à premiação para apresentar a música 'I´ve Seen it All', parte da trilha sonora de 'Dançando no Escuro',foi severamente criticada pelos conservadores.
2002
Ao ganhar o Oscar de melhor ator por 'O Pianista', em 2003, Adrien Brody fez uma oração no palco para que o conflito no Iraque "acabasse bem", defendendo, em partes, os Estados Unidos. Antes disso, Michael Moore havia disparado críticas ofensivas ao governo de Bush, o que fez o "discurso" de Brody soar como uma provocação ao diretor.
2005
O filme de Walter Salles, 'Diários de Motocicleta', ganha o Oscar de melhor canção original com 'Al Outro Lado Del Rio', composta pelo uruguaio Jorge Drexler. O intérprete, no entanto, foi impedido de cantar sua música no palco, dando lugar a Antonio Banderas e Carlos Santana. Em forma de protesto, Drexler recebeu sua estatueta e cantou os versos da música ao invés de fazer um discurso. Os organizadores da Academia abriram uma ação na Justiça contra várias empresas e cinqüenta anônimos por venderem ingressos para a maior cerimônia de Hollywood. Eles ganhavam até US$ 30 mil por cada par de ingressos dos fãs ansiosos por chegar perto de astros como Leonardo DiCaprio ou Hilary Swank.
2006
 Rachel Weisz mantém seu Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante guardado no banheiro de casa. "É o maior cômodo da minha casa e eu adoro meu banheiro. Além disso, não é todo mundo que entra lá", justifica a atriz. O Oscar de Rachel está em seu banheiro desde 2006, quando foi premiada pela atuação no filme "O Jardineiro Fiel", do diretor brasileiro Fernando Meirelles.


'Brokeback Mountain', um filme que fala abertamente sobre o amor homossexual entre dois caubóis, é indicado em oito categorias, se tornando o grande favorito da edição. A produção, no entanto, só levou em três: melhor diretor, roteiro adaptado e trilha original.
A África do Sul ganha seu primeiro Oscar por melhor filme estrangeiro com o filme 'Totsi'.
Segundo pesquisa feita pelo Nielsen Media Research, a audiência desta edição caiu 10% em relação ao ano passado e 27,1% em relação à audiência média obtida de 1993 a 2003.
2007
Martin Scorsese ganha sua primeira estatueta de melhor diretor com 'Os Infiltrados'. Ao subir ao palco, disse que "estava profundamente emocionado e que agradecia à Academia pelo seu reconhecimento".
Pela primeira vez, as câmeras registram um beijo gay em plena premiação. A cantora Melissa Etheridge beijou a namorada Tammy Lynn Michaels antes de subir ao palco.
O mexicano 'O Labirinto do Fauno', de Guillermo Del Toro, ganha os Oscars de melhor maquiagem, arte e direção de arte, um feito considerado raro para filmes internacionais.
Ex-participante do reality show 'American Idol', Jennifer Hudson ganha o Oscar de melhor atriz coadjuvante por 'Dreamgirls'. Esse foi seu primeiro trabalho como atriz nos cinemas.
2008
Quem prestou atenção à transmissão de 2008 viu que Miley Cyrus quase caiu quando foi ao palco. Talvez fosse culpa do nervosismo da adolescente, que estreava no Oscar? Nada disso: logo depois, John Travolta e Colin Farrell também escaparam por pouco de um tombaço. No dia seguinte, os produtores pediram desculpas: o chão havia sido lubrificado com uma resina que facilitava o deslizamento dos cenários da festa.

2009
Ryan Seacrest, apresentador do canal E!, viu as crianças do elenco de "Quem quer ser um Milionário?" e as abordou no tapete vermelho do Teatro Kodak. Primeiro, Ryan disse que não falaria o nome de todas, porque não conseguiria pronunciá-los, preferindo mostrar uma ficha com o nome das crianças.
Depois, Ryan apontou o microfone para o pequeno Ayush Mahesh Khedekar (que vive Jamil quando pequeno) e perguntou em ingles: "Qual o seu nome?". O garotinho, com a resposta decorada, respondeu também em ingles. Ryan continuou perguntando "Como foi trabalhar em Quem quer ser um Milionário?" Ayush emudeceu porque...não sabe falar ingles! 
2010
A premiação do Oscar 2010, completando 82 anos de vida, aconteceu no domingo em Los Angeles, sem maiores turbulências. Ao contrário de edições anteriores, quando muitas gafes e cafonices aconteciam, as premiações mais recentes vem se caracterizando pela sisudez e a falta de surpresas.
A grande ausência na plateia foi o casal Angelina Jolie e Brad Pitt. A dupla está em Veneza com os filhos, já que Jolie anda filmando "The Tourist" por lá, ao lado de Johnny Depp - que pelo mesmo motivo também não compareceu. Outros habitués do Oscar que não deram as caras: Leonardo DiCaprio, Jack Nicholson e Nicole Kidman.
Em compensação, teve Antonio Banderas e Melanie Griffith: ele com o look barbado de seu novo filme, "Knockout", e ela com visual um tanto abatido, após a rehab de 2009.
Em matéria de gafes, nada muito extraordinário ocorreu. Alguém da equipe de "Avatar" pisou na barra do vestido de Sigourney Weaver no palco, quando a atriz entregava o prêmio de Direção de Arte ao filme. Ela, gentilmente pediu que o moço tomasse mais cuidado com seu caríssimo modelito Marchesa. Mas, enfim, isso quase ninguém percebeu...

Um comentário:

  1. Ótimo post! Muito boas as estórias por trás da história do Oscar. Mesmo tu me conhecendo há pouco tempo Paulo, acho que deu pra sacar que nesta história do Oscar jogo no time do Woody Allen e do Marlon Brandon. O Jack Nicholson quando vai à cerimônia tá sempre 'doidão' por trás daqueles óculos escuros. Acho que é uma forma de ele enfrentar menos dolorosamente a cafonice que é essa premiação dos melhores 'blockbusters' made in USA. Talvez algum dia eles aprendam com os europeus que cinema é muito mais que orçamento milionário e efeitos especiais pra ver naqueles óculos ridículos. ENquanto muitos vão no AVATAR, prefiro um bom filme antigo do mestre Fellini. São apenas conceitos...Abraço

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.