Páginas

2leep.com

sábado, 14 de janeiro de 2012

Paulo Leminski

Paulo Leminski Filho (Curitiba, 24 de agosto de 1944 — Curitiba, 7 de junho de 1989) foi um escritor, poeta, tradutor e professor brasileiro. Era, também, faixa-preta de judô. Filho de Paulo Leminski e Áurea Pereira Mendes. Mestiço de pai polonês com mãe negra, Paulo Leminski Filho sempre chamou a atenção por sua intelectualidade, cultura e genialidade. Estava sempre à beira de uma explosão e assim produziu muito. É dono de uma extensa e relevante obra. Desde muito cedo, Leminski inventou um jeito próprio de escrever poesia, preferindo poemas breves, muitas vezes fazendo haicais, trocadilhos, ou brincando com ditados populares. Para ampliar sua pesquisa CLIQUE AQUI, para ler os poemas CLIQUE AQUI e para ler as frases CLIQUE AQUI.
Assista o vídeo-postagem com alguns pensamentos de Leminski ao som da música "Verdura", composição sua cantada por Caetano Veloso no disco "Outras Palavras" e pela música "Luzes", interpretada por Arnaldo Antunes. Leminski lançou um disco chamado "O Bandido que sabia Latim", com suas composiçoes interpretadas por grandes artistas da música brasileira.




A próxima atração do Urbanascidades é o seriado "A Família Dó-Re_Mi, CANTEM JUNTO!

7 comentários:

  1. Um Espetáculo! Maravilhoso esse post, lindo lindo, adorei! Um bom final de Semana,Paulo!

    ResponderExcluir
  2. GRACIAS MIL VECES GRACIAS, POR HACERME CONOCER,NUEVOS PALABRADORES!
    UN ABRAZO,
    LIDIA-LA ESCRIBA

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Paulo!!
    Com esse vídeo, foi semana fechada com chave de ouro!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Paulo, você acaba de me proporcionar um lindo começo de domingo, apesar da chuva torrencial que cai aqui em Curitiba. Vários motivos me alegram: o texto e o vídeo em si, o fato de ser e estar na terra de Leminski e por, em breve, postar sobre um parque aqui em Curitiba onde algumas frases dele estampam muros. Quando publicar, posso colocar teu vídeo com os devidos créditos? Só lá por fevereiro, pois decorrente de iminente visita de sogra italiana por módicos 40 dias, estou parada agora no blog, só adiantando posts para esse período.
    Aguardo.

    ResponderExcluir
  5. Caríssimo Paulo.
    Trazer o Leminski para estimular nossa memória é sensacional! As relações poéticas e do quotidiano são de um privilegiado e, tu, por postares um provocador de intelectos! Um bom abraço.
    Baião

    ResponderExcluir
  6. Leminski pra Iluminar! Muito bom! Abraços

    ResponderExcluir
  7. Gostei da postagem, mas saber mais do que vi, no caso a família dó ré mi, fará bem demais. Aguardo! Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.