Páginas

2leep.com

sexta-feira, 9 de março de 2012

Vídeo da GE imaginava o futuro em 1954

Um olhar apurado, bons pesquisadores e um pouco de sorte podem fazer com que o futuro seja previsto. Não previsto ao pé da letra científico, mas quanto aos conceitos e propostas. A GE, mesmo que 58 anos depois, conseguiu provar essa máxima.
Está no YouTube um vídeo que a GE fez em 1954 com previsões de um futuro baseado naquela ocasião focando-se em aparelhos e tecnologia. A GE é uma empresa global que baseia suas operações em infraestrutura e inovação.
No vídeo são mostrados várias sugestões ou leituras de um futuro para o ano de 1954. Um deles é um tal de “equipamento de cozinha controlado eletronicamente”. Isso seria a ideia do microondas, o pai dos homens solteiros e preguiçosos.
Ainda sobre cozinha, o vídeo cita “cubos de gelo ao toque de seus dedos” sem antes ter ido fazer um belo de uma refuel em lanchonetes de fast food. Agora, jatos de vibrações ultrasônicas limpando pratos foi demais. Ainda utilizamos água e será assim por um bom tempo, infelizmente.
A GE, dentre as várias sugestões de futuro, citou uma das funcionalidades mais básicas dos decodificadores mais modernos de sinal de TV por assinatura. Pausar o que está assistindo, gravar e assistir mais tarde é completamente normal. Em 1954 já existia o princípio do HD, no caso as fitas magnéticas e seriam nelas que os programas da TV seriam armazenados.
O mais interessante é um protótipo ou conceito das babás-eletrônicas. No caso seria utilizada uma camera normal. No caso atual, são utilizadas câmeras e microfones de baixa qualidade, mas que conseguem resolver bem o problema das mães em acompanhar seus filhos enquanto fazem outra tarefa.
Agora, rádio no relógio não. Nessa eles erraram!

2 comentários:

  1. Amigo Paulo, são tantas previsões acertadas que me encantei em conhecer!! O celular com rádio veio para substituir a invenção acoplada ao relógio. Obrigada pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Olha Paulo, se o video não for fake, está em nível de "Admirável mundo novo" de Huxley!! Genial!
    Abs

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.