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quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Doze projetos que mudaram o mundo

Quando a Arquitetura, enquanto arte de criar e a Engenharia, que com a técnica está constantemente quebrando os paradigmas do possível se unem, o céu parece ser o limite. Conheça a primeira parte de 12 dos maiores projetos de arquitetura e engenharia criados pelas mãos humanas, e que mudaram completamente a nossa perspectiva sobre o mundo:



12.  As Pirâmides de Gizé, no Egito
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As três famosas pirâmides em todo o mundo estão localizadas no Egito, nos arredores de Cairo. Os egiptólogos dizem que essas lindas peças de arquitetura tem  aproximadamente 4.500 anos e são atualmente considerados os mais antigos monumentos construídos em alvenaria. A Grande Pirâmide, a maior estrutura do complexo, tem 756 metros de comprimento e 450 metros de altura, construída com 2.300.000 blocos de pedra, cada um com média de 2 ½ toneladas de peso. Egiptólogos estimam que cerca de 200.000 pessoas participaram na construção da Grande Pirâmide, um recorde que foi atingido apenas uma vez em nossa história .
11. A Grande Muralha da China
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Originalmente construída para proteger os territórios do norte da China de invasões, a Grande Muralha foi reconstruída e mantida por mais de 16 séculos. O muro se estende por 8,851 km, incluindo algumas barreiras defensivas naturais, como montes e rios. Tijolos e pedras foram usados ​​na construção da Grande Muralha, em vez de terra. Estima-se que durante a construção desta fortificação incrível, mais de 1 milhão de trabalhadores perderam suas vidas.

10. O Coliseu de Roma, Itália
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Este é o maior anfiteatro construído no Império Romano e, definitivamente, uma das maiores conquistas da engenharia romana. Ela levou apenas oito anos para terminar esta estrutura impressionante, que continua a servir de símbolo mais de prestígio em Roma por quase 2.000 anos. Com uma capacidade para 50.000 espectadores, o Coliseu foi usado para os combates de gladiadores, caçadas, reapresentações de batalhas famosas e dramas. Possui 189 metros de comprimento e 156 metros de largura, para executar a parede exterior do Coliseu, foram necessários pelo menos 100 mil metros cúbicos de pedra travertino. Para tal estrutura, os arquitetos do Colosseo utilizaram métodos de acesso semelhantes aos utilizados pelos estádios modernos hoje em dia: mais de 80 entradas ao nível do solo foram projetados e cada um era numerado, como todas as escadas.

 9. O Taj Mahal de Agra, Índia
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Este é verdadeiramente o ideal da fusão entre engenharia, arquitetura e arte. O Taj Mahal foi construído pelo imperador Mughal Shah Jahan em memória de sua terceira esposa. A estrutura central do complexo, a peça mais popular é feita de mármore com uma altura de 35 metros. O topo da cúpula apresenta um design de lótus, o que acentua a sua altura. A cúpula central está rodeada por quatro cúpulas menores quiosques que replicar o projeto do centro e permitir que a luz solar para o interior de aluminato. A cúpula e os quiosques são encimadas por finais dourados. Uma das principais preocupações naqueles tempos era o medo de estrutura elevada em colapso. É por isso que os minaretes foram construídos um pouco fora da base, de modo que, no caso de cair, não cairá sobre a cúpula. No total, 28 pedras preciosas foram embutidos nas paredes de mármore, incluindo a safira, cristal, turquesa e muitos mais.

8.  A Trans-Siberian Railway, na Rússia
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Esta é a mais longa ferrovia do mundo, ligando Moscou com Vladivostok, no Extremo Oriente russo, no Mar do Japão. Foi construído em tempo recorde, de 1891-1916, sob o regime do czar Nicolau II. A estrada de ferro Trans-Siberiano possui 9.259 km de comprimento, abrangendo mais de sete fusos horários. Uma viagem de trem de Moscou a Vladivostok leva oito dias para ser concluído. O desenho do percurso levou dez anos para ser concluído, desde que esta ferrovia foi vital para o desenvolvimento econômico da Sibéria. Ainda assim, o projeto ignorou muitas das cidades existentes. Os trabalhadores envolvidos no projeto eram principalmente soldados russos e trabalhadores condenados. A eletrificação da linha começou em 1929 e foi concluída 80 anos depois. A construção da linha impulsionou a agricultura da Sibéria e de seus benefícios continuam a afetar a economia russa: 30% das exportações do país viajam nesta linha.

7. O Canal do Panamá
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Panama, Panama Canal Area
O Canal do Panamá é um canal de navios com 81 km de comprimento que liga o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico. O canal foi construído entre 1904-1914 e foi um dos projetos de engenharia mais difíceis de se executar. A abertura do canal teve um impacto tremendo sobre o transporte marítimo entre os dois oceanos. Além de escavar imensos volumes de terra, o projeto envolveu uma grande atualização do sistema ferroviário do Panamá, de modo que pesadas ​​locomotivas e vagões poderiam ser usadas para melhorar a eficiência do trabalho.  Mais de 27215500 kg de dinamite foi utilizado para construir o canal. Desde a sua inauguração, um total de 815.000 de embarcações passaram pelo canal, tornando-se uma das principais áreas da Terra em termos de tráfego naval.

6. A Represa Hoover Arizona / Nevada, EUA
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Conhecido como Boulder Dam, o Hoover Dam é uma barragem de gravidade de arco de concreto construída sobre o rio Colorado, entre 1931 e 1936.  A barragem é uma maravilha da engenharia, uma vez que nunca antes este tipo de estrutura de concreto foi construída em um ambiente tão tórrido. Seus geradores continuam a fornecer energia para três estados: Nevada, Arizona e Califórnia e mais de 1 milhão de pessoas visitam a barragem a cada ano. 
A estrutura colossal possui 221 metros de altura e  379 metros de comprimento na parte superior. Além disso, possui 200 metros de espessura na base, estreitando-se até 14 metros no topo.  Para sua construção, um modelo de cidade nova foi construída no deserto, perto do local da barragem (depois conhecido como Boulder City, Nevada) e uma ferrovia foi construída para ligar Las Vegas com a nova cidade. Os preparativos também incluiram a criação de quatro túneis de desvio, a fim de redirecionar o rio Colorado do canteiro de obras.  Um total de 2,48 milhões de metros cúbicos de concreto e 16.000 pessoas foram utilizados para construir a represa Hoover, o projeto de infra-estrutura mais ambicioso no período da Grande Depressão.

ESTA POSTAGEM CONTINUA DIA 24 DE SETEMBRO COMA AS OUTRAS SEIS MARAVILHAS DA ARQUITETURA E ENGENHARIA QUE MUDARAM O MUNDO...

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