Páginas

2leep.com

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Urbanascidades Farroupilhas - O Hino

Quando aproxima-se o 20 de setembro, aqui no Urbanascidades, apesar de gaúcho da capital e um ser essencialmente urbano, visto minhas bombachas virtuais, monto no meu "pingo" imaginário e cavalgo pelas tradições e cultura de nossa terra. Na Semana Farroupilha deste ano não será diferente. De hoje até o dia 20, as páginas do Urbanascidades em Revista apresentarão a música, a literatura, os causos e ditos populares do Sul, além de recuperar algumas postagens publicadas em anos anteriores.
Iniciamos com algumas versões do Hino Riograndense, cantado com fervor em estádios de futebol, colégios, festas e festividades aqui no Sul.
Conheça a programação para os festejos Farroupilhas 2012.
Para concluir, um texto de Barbosa Lessa publicado no livro Rodeio dos Ventos "A origem da palavra Gaúcho".










Como aurora precursora
Do farol da divindade

Foi o vinte de setembro

O precursor da liberdade
Refrão
Mostremos valor e constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra
De modelo a toda terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra
II.
Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo
Refrão
Mostremos valor e constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra
De modelo a toda terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra
Trecho suprimido Em 1966, durante o Regime Militar a segunda estrofe foi retirada oficialmente.
Que entre nós, reviva Atenas
para assombro dos tiranos
Sejamos gregos na glória
e na virtude, romanos
CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO

As pessoas normais costumam fazer uma só vez ao ano as comemorações de aniversário. Eu, por apaixonado ou exótico, pedi que ela deixasse eu comemorar mensalmente o aniversário dela; e ela permitiu. A cada dia 21, quando saio do escritório ao final do expediente, passo no açougue e pego uma boa costela e passo no super e trago umas cervejas para a geladeira. A reunião se faz na churrasqueira do meu galpão simbólico, num canto do pátio. Se o tempo está ruim, pode ser que não apareça quase ninguém. Se a noite está linda, preparamos o espírito para receber maior número de amigos. Ninguém é convidado formalmente; mas basta que alguém seja relacionado com nossa casa para estar informalmente avisado de que será bem-vindo nas noites de 21. Os mais curiosos perguntam qual a razão de ter-se escolhido esse dia e qual o motivo da reunião. Desconverso. E nem mesmo nossos dois filhos sabem que escolhi essa fórmula para renovar, ao menos rima vez por mes, meus agradecimentos a Deus por ter me dado uma companheira tão bacana, tão dedicada e fiel. As coisas de amor devem manter-se em segredo. Alguns dos nossos amigos são mais assíduos às reuniões. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.