Olá, urbanovisitantes, hoje vamos viajar para Nova York, às margens do Rio Hudson para conhecer o empreendimento residencial que o escritório dinamarquês BIG projetou. Denominado W57, o edifício tem forma tetraédrica, 80.000 m² de construção e 753 unidades.
Segundo os arquitetos, o projeto pretende ser um híbrido entre o tradicional bloco perimetral europeu e o conceito de arranha-céus de Manhattan, promovendo densidade de forma compacta, sensação de intimidade e segurança de um edifício-pátio e a leveza e amplidão visual de um arranha-céu.
Utilizando o recurso de deixar somente um canto mais alto que os demais, o projeto propicia a visão dos apartamentos para o Rio Hudson, promovendo também a iluminação natural. O declive íngreme é quebrado por um pátio central com área verde.
Para finalizar, gostaria de comentar que, mesmos grandes escritórios como o BIG precisam se submeter a legislação urbanística e códigos de construção locais. A comissão de Planejamento da cidade de Nova York colocou algumas exigência para aprovar o empreendimento. Entre elas, um espaço de varejo com vitrines no térreo, criando uma paisagem urbana mais atraente, alargamento das calçadas, paisagismo no espaço público e uma melhor conexão com o Hudson River Park, a uma quadra do local. A solicitação do município para que 20% das unidades fosse reservada para famílias de baixa renda não foi aceita pela Durst Fetner Residential, proprietária do empreendimento.
O projeto do W57 ainda precisa ser discutido e aprovado pela Câmara Municipal, etapa final do licenciamento.
Assista uma bela animação produzida por Glessner Group, que nos dá uma sensação bem realística do empreendimento e sua inserção na malha urbana e sua interação com a volumetria do entorno.
Até a próxima,
Paulo Bettanin
Olá Paulo
ResponderExcluirEsta região é realmente fantástica e a vista que tem do Pier 17 é incrível.
Fiquei encantada com o projeto.
Uma ótima tarde de 3º feira para vc...
AMIGA da MODA by Kinha