Olá Urbanovisitantes.
O tema de hoje é o novo design da arquitetura.
Selecionei quatro escritórios de arquitetura e seus projetos.
*Spark, premiada consultoria internacional de arquitetura e design, com um projeto na capital da Malásia, Kuala Lumpur;
*Na nossa vizinha Argentina os arquitetos Frisly Colop Morales, Jason Páscoa, Lukasz Wawrzenczyk apresentaram proposta para o novo museu de Arte Moderna.
*Continuamos com o Galaxy Soho em Pequim, projeto da estrela Zaha Hadid.
*Para finalizar, Chapman Taylor e o projeto The Mall em Istambul .
Bom passeio e até a próxima.
Paulo Bettanin.
Ikon Connaught
Ikon Connaught está localizado no coração de Cheras, bairro de Kuala Lumpur.
A proposta procura criar uma sinergia entre o subúrbio e o vibrante centro da capital, mantendo a escala humana e aproveitando a visibilidade do cruzamento de um dos eixos que se liga ao centro da capital e ao interior do país.
Por ser um local de tráfego intenso de veiculos e de pedestres, os arquitetos projetaram o edifício em duas camadas: a exterior que reflete a velocidade do transito e abre-se mostrando seu interior, concebido como uma caixa com grafismos.
Ikon vai proporcionar espaço para lojas de luxo e restaurantes em cinco andares com cinco níveis de escritório acima.
O edifício integra-se com a paisagem que envolve o projeto através de áreas de convívio ao ar livre complementadas por plantio de vegetais.
Novo Museu de Arte Contemporânea
Cortesia Frisly Colop Morales, Jason Páscoa, Lukasz Wawrzenczyk
Esta proposta para o Novo Museu de Arte Contemporânea (NCAM), em Buenos Aires reflete a dinâmica e vibrante vida cultural da cidade. O edifício situa-se ao longo do Rio da Prata.
O projeto prevê local de exposições e vários espaços de encontro para a interação tanto programada quanto passiva entre os visitantes locais, turistas e as várias exposições de arquitetura, pintura, escultura, moda e têxteis. Complementado por uma praça e um anfiteatro, a grande abertura tem por objetivo a ligação e integração interior/exterior com a anfiteatro.
A galeria exterior e o portal de entrada foram criados elevando a porção central do volume do edifício. Este espaço polivalente e coberto liga as áreas Leste e Oeste do edifício, ativando a circulação ao redor do prédio e permitindo a vista para o canal, formando um desenho de luz linear integrado com o edifício para sinalizar a entrada e iluminar esta área para eventos à noite.
Por baixo do edifício visitantes entram em um átrio de quatro andares que funciona como a coluna vertical, conectando os espaços de exposição acima. Para o Norte e o Sul do átrio são três níveis de galerias de pé-direito simples e duplos. Poucas paredes permitem separação variável dos espaços, para atender às exigências dos curadores. A parte superior do espaço do átrio é pontuado por uma grande café que oferece vista para as várias galerias abaixo.
O telhado do edifício aproveita a orientação através da utilização de um painel de teto solar de montagem embutida. Grandes superfícies de chanfro em todo o comprimento do edifício orientam uma parte dos painéis para o sol da manhã e da tarde maximizando o ângulo de incidência e aumentando a eficiência dos painéis.
O Galáxia Soho
O Galaxy SOHO, projeto no centro de Pequim é um prédio de escritórios de 330 000 m2, complexo de varejo e entretenimento que vai se tornar uma parte integrante da vida da cidade, inspirado por sua gigantesca escala. A sua arquitetura é uma composição de cinco volumes de fluxo contínuo, que são definidos separadamente, fundidos ou ligados por pontes esticadas. Estes volumes adaptam-se uns aos outros em todas as direções, gerando uma arquitetura panorâmica sem cantos ou transições bruscas que quebram a fluidez da sua composição formal.
Os grandes cortes interiores do projeto são inspirados na arquitetura chinesa tradicional, onde pátios criam um mundo interno de contínuos espaços abertos. Aqui, a arquitetura não é mais composta por blocos rígidos, mas sim composta de volumes que se aglutinam para criar um mundo de adaptação mútua e contínua e movimento fluido entre cada edifício, gerando um profundo senso de imersão e envolvimento.
Os três primeiros níveis de instalações do Galaxy Soho são direcionados para o varejo e entretenimento. Os níveis imediatamente acima proporcionam espaços de trabalho para grupos de empresas inovadoras. O topo do edifício é dedicado a bares, restaurantes e cafés que oferecem vistas ao longo de uma das maiores avenidas da cidade. Estas diferentes funções estão interligadas através de interiores íntimos que estão sempre ligados com a cidade, ajudando a definir o Galaxy SOHO como um marco urbano importante para Pequim.
O Mall of Istanbul compreende uma mistura de usos - varejo, lazer, escritórios, hotel e residencial. O conceito de desenvolvimento é inspirado na arquitetura, natureza e geografia de Istambul para criar uma interpretação abstrata da cidade, criando um arranjo cheio de experiências variadas e múltiplas, sobrepostos em um plano comercial eficaz.
Olá Paulo
ResponderExcluirDifícil expressar o sentimento em relação a estas imagens. FANTÁSTICO...
Um ótimo domingo para vc...
AMIGA da MODA by Kinha
A arquitetura moderna em seu melhor estilo pelo mundo, fica difícil dizer qual o mais fashion. Gênios dos traços.
ResponderExcluirGrandiosos e fantásticos!!!
ResponderExcluirUm dia voltaremos a essascidades para verificar in loco tanta beleza arquitetônica.
abs,