Páginas

2leep.com

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Projeto secreto da Google poderia transformar a indústria da construção


Sede da Google in Moutain View, California. Google X é uma instalação secreta dirigida pela Google localizada a cerca de 1km de distância da sede da corporação. Cortesia de ArchDaily Instagram Feed (@archdaily)

O departamento secreto de desenvolvimento da Google, Google X (responsável pelos projetos mais legais, porém não centrais, como o Google Glass) está desenvolvendo uma nova tecnologia que poderá transformar a industria da construção - e consequentemente a própria arquitetura. O projeto foi nomeado "Genie".

Segundo o site Globes, um relatório da equipe de desenvolvimento do Genie descreve a invenção como uma plataforma colaborativa em nuvem com "aplicações em planejamento para ajudar arquitetos e engenheiros durante o processo de projeto, especialmente no caso de arranha-céus e grandes edifícios. A plataforma inclui ferramentas de planejamento para arquitetos e engenheiros, além de ferramentas avançadas de análise e simulação."

O relatório também enfatiza o potencial do Genie em transformar a conservadora industria da construção, uma das mais rentáveis e com maiores desperdícios, ao torná-la mais eficiente e menos danosa ao meio ambiente nas etapas de projeto, construção e manutenção. O relatório sugere que a invenção pode economizar de 30 a 50% os custos da construção e de 30 a 50% do tempo gasto entre o projeto e o mercado; economizando até US$ 120 bilhões ao ano.

O Globes divulgou que um bem sucedido protótipo do Genie foi lançado, sendo bem recebido por arquitetos e profissionais da indústria; no momento o projeto está sendo desenvolvido pela Google X juntamente com a Vannevar Technology Inc.

Com a rápida urbanização do planeta sugerindo que o número de habitações dobre até 2050, o projeto Genie se coloca como uma solução - não apenas para atender a demanda crescente da indústria construtiva, mas também para reduzir os impactos desta indústria no meio ambiente. Com os detalhes ainda imprecisos, é animador ver que o comprometimento da Google com a sustentabilidade vai além da promoção de materiais mais eficientes, atingindo a estrutura da indústria da construção. Esta indústria atualmente consome mais matérias primas (50%) e energia (48%) que qualquer outra no mundo; também produz 40% dos resíduos sólidos e 50% de todos os gases que causa o efeito estufa. Poderia o Genie ser uma solução?
Via Globes

Um comentário:

  1. Bárbara esta matéria. Confirma o que estou convencido. Quem pode salvar natureza (e a própria humanidade, por consequência) é a tecnologia bem aplicada)

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.