Páginas

2leep.com

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Uma Breve História da Arquitetura Moderna por filmes

Feliz 2014 para todos os visitantes do URBANASCIDADES.Encontrei este artigo na revista Architizer e gostaria de compartilhar com vocês duas paixões de muitos de nós: A Arquitetura e o Cinema. 

Vamos explorar os estilos arquitetônicos através da filmografia.

Iniciamos com a Arquitetura Art Nouveau (1890 a 1914) com o filme Midnight in Paris (2011) do mestre Woody Allen.
Art Nouveau, ou literalmente "nova arte"surgiu na década de 1890 em toda a Europa, quando artistas e arquitetos estavam em busca de um novo estilo que combinasse com a vinda do novo século. Alguns arquitetos que procuravam novos padrões decorativos começaram a pensar nas curvas e formas complexas da natureza, plantas, especificamente, como uma possível fonte para o estilo do futuro.

Futurismo (1909 - 1914) + O Quinto Elemento (1997)
Embora os próprios edifícios de O Quinto Elemento parecem ter um estilo excepcionalmente eclético, não há dúvida de que a cidade New York no século 23 é o sonho de um futurista realidade. O filme em si é definido em um futuro distante e conta uma história clássica do bem contra o mal com uma pitada saudável de comédia e romance. Os futuristas (inicialmente todos italianos) estavam obcecados com as fábricas, o ruído, velocidade, violência e perigo. Essas idéias encarna todos os aspectos mais interessantes da nova era da máquina que eles estavam começando a experimentar. Eletricidade, o motor de combustão interna, e outros avanços deixaram os italianos convencidos de que o futuro seria rápido, trabalhador, e em negrito.

Art Deco (1912-1929) + Metropolis (1927)

Metropolis (1927) retrata um futuro distópico que foi fortemente influenciado pela cidade de Nova York de 1920.
Início da obra-prima de Fritz Lang retrata um futuro dividido entre elites controladoras e uma classe baixa-trabalhadora. O enredo é de um jovem que deve mediar entre os proprietários das fábricas e os trabalhadores quanto ao crescente conflito entre os dois grupos que cria o caos por toda a cidade. Embora Metropolis contenha elementos de outros estilos de arquitetura do gótico ao futurista, Lang foi fortemente influenciada pelos arranha-céus Art Deco de Nova York, quando ele visitou a ilha em 1924.

Prairie School (século 19 ao início do século 20) + North by Northwest (1959)
North by Northwest possui uma casa com base no trabalho do mestre da Prairie School Frank Lloyd Wright. 
Este thriller clássico de Alfred Hitchcock apresenta Cary Grant como um executivo de publicidade que é arrastado para um mundo perigoso de espiões e intriga quando ele é seqüestrado por engano nas ruas de Nova York. Durante o filme, o personagem de Grant foge para residência montanha do vilão, na foto acima, que foi propositadamente feito para se assemelhar a uma casa Prairie no estilo de Frank Lloyd Wright . O exterior é uma pintura fosca, enquanto o interior foi construído como um filme. Arquitetura Prairie School, real ou não, geralmente apresenta forte horizontalidade, interiores bem abertos, e materiais locais.

Arquitetura Fascista (aproximadamente 1922-1942) + Equilibrium (2002)

Equilibrium foi filmado principalmente em Berlim, para fazer uso de sua antiga arquitetura fascista.
Este filme é estrelado por Christian Bale como um executor de elite em um estado orwelliano que proibiu emoções e exige total obediência de seus cidadãos. Seu personagem luta contra seu caminho através de uma cidade-fortaleza-como no fundo das ruínas de uma metrópole devastada pela guerra. O filme foi rodado principalmente em Berlim, a fim de fazer uso de seus edifícios decrépitos da Alemanha Oriental, bem como a arquitetura fascista do reinado nazista nos anos 30 e 40. Esta arquitetura é construída em uma escala desumana, apresenta pouco ornamento, e projetado com simetria opressivo e regularidade.

Modernismo (do início do século 20 - presente) + Playtime (1967)
Playtime leva um ângulo humorístico em um mundo do design modernista, arquitetônico e de outra forma. 
Sempre quis entrar em um mundo de pura vida modernista?  O filme conta com quase nenhum diálogo, contando com humor e comédia pastelão situacional para retratar os absurdos do mundo moderno. Tati construiu um conjunto enorme, que incluiu um aeroporto, escritórios, uma exposição comercial, apartamentos, um jardim real, e um "carrossel de carros" (todos imaculadamente modernistas, é claro). O minimalismo limpo da cidade europeia moderna desmente suas irracionalidades profundas que Tati destaca inteligentemente para efeito cômico.

Brutalismo (1950 - 1970) e Dredd (2012)

A paisagem urbana vasta de Mega-City One abriga imponentes projetos habitacionais cujos exteriores e interiores eco de uma percepção negativa da arquitetura brutalista. 
O estilo arquitetônico do brutalismo tem sido associado com a construção de baixo custo, decadência urbana, e experimentação social. Esse ponto de vista é, certamente, reflete em Dredd , que segue um dia na vida de um agente da lei lutando contra o crime em uma sociedade distópica. Quase todo o filme se passa no complexo habitacional Peach Trees, uma torre maciça de apartamentos que poderiam ser uma cidade em si mesmo. A construção opressiva é intencionalmente uma reminiscência de habitação social empobrecida executadas em um estilo brutalista.

Digital / Parametric (contemporânea) + Tron: Legacy (2010)

Tron: Legacy não só apresenta um design que se assemelha visualmente desenho paramétrico do mundo real, mas também lida com questões de filosofia de design. 
Arquitetura Digital / Parametric não é tanto um estilo arquitetônico, pois é uma técnica de arquitetura. É a capacidade de tirar os desenhos e modelos, o que os arquitetos usam como parte de seu processo criativo, e artesanato-los em um modelo digital. Tron: Legacy segue-se o originalTron , embora ambos os filmes contam a história de um programador de computador transportado para um mundo digital . Esta sequencia, dirigido por um diretor com formação em arquitetura, discute questões de design e perfeição no universo eletrônico de Tron . A estética de Tron: O Legado , com suas formas orgânicas e fluidas superfícies limpas, se assemelha visualmente a projetos do mundo real parametricamente desenhados.

Um comentário:

  1. buenisimo!!!!!
    abrazos
    lidia-la escriba
    www.nuncajamashablamos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.