Nordholmene - Urban Delta, um projeto de desenvolvimento sustentável na zona portuária do norte de Copenhague, na Dinamarca. O projeto está sendo desenvolvido pelo COBE, em colaboração com SLETH modernism, Polyform e Rambøll, deverá transformar a região norte do porto atual em um novo bairro de Copenhague, nos próximos 40 ou 50 anos.
Os arquitetos dinamarqueses do COBE , em colaboração com SLETH modernism, Polyform e Rambøll, estão atualmente desenvolvendo o maior projeto de transformação urbana na Escandinávia. Com 200 ha, o porto do norte de Copenhaga é hoje utilizado como porto, mas deverá ser transformado em um novo bairro de Copenhaguea nos próximos 40 a 50 anos. Totalmente desenvolvido, que irá fornecer moradia para as 40.000 pessoas que vão morar e trabalhar lá.
Com o cenário pós-industrial como ponto de partida e de orientação, uma série de novos canais serão desenterrados. Respeitando a herança cultural do porto, os canais irão adicionar novas qualidades para o plano em várias áreas: melhorar habitabilidade, bem como valor comercial, agindo como uma ferramenta para viabilizar o progresso, e darum sentido na vasta região de Nordhavnen. As ilhotas resultantes vão se tornar diferentes bairros, cada um com identidade próprias e qualidades.
As ilhotas terão todos os programas mistos de habitação, escritórios, comércio, cultura, esportes etc. O projeto tem uma ênfase diferente no cais sul. Multiplicado pela adição de novos canais, cada um possui qualidades importantes e potenciais a serem, explorados. Todos os cais será acesso público, e em termos de vegetação e paisagismo de graduação densa e urbana no sul, a vasta e selvagem no norte.
Grande ênfase é colocada no transporte público e em bicicletas. Uma extensão elevada do metrô combinada com linhas expressas para bicicletas (ciclovias) utilizarão a área conjuntamente. Além de ser um forte elemento visual e recreativo, o sistema metro/bicicletas vai diminuir o trânsito de automóveis em 25% do total do tráfego na área.
Confrontado com a mudança climática como um resultado da maneira de vida moderna, o desenvolvimento urbano de tão vasto território implica grandes responsabilidades sobre os planejadores de novas cidades. "Nordholmene" aplica-se a uma visão holística sobre a sustentabilidade ecológica em todos os aspectos do desenvolvimento.
Soluções locais em matéria de energia, água e gestão de resíduos são combinados com uma perspectiva regional em matéria de sustentabilidade, integrando as redes em toda a região.
Com soluções inovadoras enraizadas no projeto desde o início ", Nordholmene" faz uso da geotermia, bombas de calor para armazenar a energia produzida por turbinas de vento local, e fontes alternativas de energia nomeadamente a "alface do mar", uma alga de rápido crescimento que absorvem CO2 canalizada de uma usina próxima, para a produção de calor a partir de etanol e eletricidade.
Estas e outras soluções inovadoras fazer "Nordholmene" uma cidade verdadeiramente sustentável. “. "Nordholmene" foi apresentada como um projeto inovador e sinalizador do futuro durante a conferência climática da COP15 em Copenhague em dezembro de 2009.
dados Projeto: Nordholmene - Delta Urbano
Local: Norte do porto de Copenhague
Cliente: Cidade de Copenhague e de Desenvolvimento do Porto, a Dinamarca
Programas estruturais para planejar o porto do Norte
Tamanho: 200 ha
Status: primeiro lugar na competição internacional em 2008
Equipe: COBE , SLETH MODERNISMO Polyform e Rambøll
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.