Páginas

2leep.com

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Ilhas Lofoten

As Ilhas Lofoten, praias de águas azuis e temperaturas amenas em pleno Ártico
Lofoten, um paraíso perdido em pleno Círculo Polar Ártico
No norte da costa da Noruega, dentro do Círculo Polar Ártico, encontram-se as curiosas e belíssimas Ilhas Lofoten.
Localização do Arquipélago
Quando os povos nórdicos estabeleceram-se na região, há cerca de 1.200 anos, creditaram a um presente dos Deuses o clima ameno, a abundante vida selvagem e a vegetação daquele lugar em meio a um dos mais rigorosos e inóspitos climas do planeta.
Visita aérea de uma parte do arquipélago
O arquipélago de Lofoten é o único lugar dentro dos limites do Cículo Polar Ártico onde as temperaturas médias anuais ficam acima do ponto de congelamento. O mês mais frio do ano é Janeiro, onde os termômetros marcam em média -1,5o C, e o mais quente é Julho, onde a média fica em agradáveis 15o C.
Pequenos barcos ancorados em uma das muitas baías de Lofoten

É certo que estas temperaturas não são exatamente o que um brasileiro típico chamaria de paraíso tropical, mas é muitos graus acima da temperatura média das mesmas latitudes, e até mais quente do que muitos lugares bem ao sul.
Em Lofoten, o isolamento faz parte do pacote...
Mas qual a causa desta anomalia climática numa região onde entre Dezembro e Janeiro o Sol sequer aparece, e em contrapartida, entre o final de Maio e o mês de Julho, o Sol nunca desaparece do Horizonte ?
Durante mais de 1 mês entre Dezembro e Janeiro, o Sol não nasce em Lofoten

A Aurora Boreal, um dos maiores espetáculos naturais do Planeta, pode ser vista no Arquipélago Norueguês







O grande responsável pelo clima ameno de Lofoten são as Correntes Marítimas do Golfo e suas extensões: Corrente Norte Atlântica e Corrente da Noruega. que banham as ilhas, trazendo águas do Golfo do México para o Ártico, regulando as temperaturas do oceano.
Mapa ilustrativo do efeito da Corrente do Golfo na temperatura do Oceano Atlântico. Quanto mais avermelhado, mais quente...

Claramente, as águas da costa européia são muito mais quentes que as canadenses. Por causa disto, é possível ver alguns de seus 24.500 moradores praticando esportes em praias de areias brancas durante o verão ártico, ou atividades ao ar livre até durante os dias sem Sol do inverno norueguês.
Vôlei de Praia em pleno Ártico
Sol, areias brancas e mar azul, nada do que se espera encontrar nestas latitudes
Infelizmente, muitos climatologistas vêm alertando sobre um possível enfraquecimento e até desaparecimento da Corrente do Golfo, causada pelo Efeito Estufa, que derrete as geleiras e causa o aumento da concentração de água doce nos Oceanos, alterando a dinâmica das correntes.

O Efeito Estufa pode estar enfraquecendo a Corrente do Golfo. O clima de toda a Europa Ocidental seria afetado. Isto seria uma tragédia sem igual para toda a Europa, pois é exatamente por causa da Corrente do Golfo que as temperaturas da Europa ocidental são cerca de 10o C a 20o C mais quentes que seus companheiros de latitude, o norte dos EUA e o Canadá. Num exemplo alarmante, caso isto ocorra, Madrid ficaria com o mesmo clima de Oslo, capital da Noruega.
Sem a Corrente do Golfo, Madrid ficaria com o mesmo clima de Oslo
E não é só pelo clima que Lofoten é famosa: Além de ser o principal centro de pesca do famoso Bacalhau norueguês, a região já foi muitas vezes descrita como detentora de algumas das mais belas paisagens do Ártico.
Secagem de Bacalhau em Lofoten
A mais de mil anos, centro produtor desta iguaria consumida em todo o mundo
Confira agora algumas belas imagens deste arquipélago, num país que causa inveja não apenas por sua alta qualidade de vida, educação e infraestrutura, mas também por sua beleza estonteante.
Mares com cores caribenhas
Praias fantásticas e recifes de corais próximos ao Pólo Norte. A temperatura média da água pode chegar a 17o.
Entardecer entre as montanhas de Lofoten

As belas paisagens do Arquipélago norueguês

Muito verde e águas tranquilas

Mais um ângulo impressionante do recortado litoral de Lofoten. Uma característica de todo o litoral norueguês.
Uma abrigada baía , na maré baixa


Montanhas, céu e mar. Os picos formados pelas glaciações e os fiordes são marca registrada do país.

Fonte: RIOBLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.