Páginas

2leep.com

quarta-feira, 26 de abril de 2017

URBANASCIDADES, O LIVRO...

URBANASCIDADES, O LIVRO...

...De crônicas?
... De poesias?
... De ficção?
...Autobiografia?

Um pouco de tudo.
Eu imagino Urbanascidades como um caleidoscópio. Dependendo da página em que tu abrires o livro, terás uma forma e linguagem diferenciada. O conceito surgiu de uma entrevista do grande professor Ruy Carlos Ostermann com um professor e cineasta paulista em um programa de rádio comentando uma proposta de linguagem cinematográfica que incluiria na mesma obra várias formas de comunicação como a documental, ficcional, autoral, etc...Nesta época eu estava produzindo algumas crônicas sobre a solidão humana, reunidas sobre o título de “História sem nome, de um só (suspeito). Associado a esta possibilidade, minha formação profissional de arquiteto conduziu-me a estabelecer hipóteses de aplicar este conceito a uma obra literária, desconstruindo a obra e criando um fenômeno híbrido de difícil caracterização, seria prosa, poesia, ficção ou documental. Revirando meus guardados, encontrei algumas poesias escritas no tempo da faculdade que aparentemente poderiam ser inseridas. Ao mesmo tempo, havia iniciado uma série de entrevistas com um parente com o qual muito havia aprendido sobre a história informal de Porto Alegre a partir da segunda década do século passado. Utilizando meus parcos conhecimentos sobre a história da urbanização inicial de nossa cidade, adicionei a isso uma pesquisa histórica aos jornais da época para focalizar a narrativa em algum momento histórico. Para criar um contraponto tempo-espaço, selecionei manchetes de jornais brasileiros de dois mil e sete, confrontando a realidade de dois períodos distantes oitenta anos. A composição do roteiro do livro estava se desenhando. Faltava criar um agregante (linguagem de arquiteto) para produzir a liga. Em um exercício de futurologia, tema que me atrai bastante, imaginei situar a história em um futuro atemporal, onde um personagem conduziria as várias teias da novela, interrelacionando-as e direcionando o desenvolvimento da trama. Para tentar produzir algum interesse nos eventuais leitores, uma pitada de mistério, suspense e um final que procura surpreender os que ousarem se aproximar do desfecho do livro.



Produção autoral em fase final de elaboração resolvi compartilhar com meus amigos virtuais no Blog e Facebook do Urbanascidades pitadas dessa epopeia que tem sido escrita amiúde ao longo de minha vida, e com mais intensidade na ultima década entre percalços, trabalho e vida pessoal. Alguns já publicados anteriormente e muitos ainda em concepção ou revisão, com a esperança de finalizar a obra ainda em 2017.

Paulo Bettanin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.