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sexta-feira, 30 de abril de 2010

Portais da cidade em Porto Alegre

O Projeto prevê a criação de três grandes terminais na Avenida Cairu, Largo Zumbi dos Palmares e na Azenha, integrados à estrutura de trânsito já existente. Os portais serão interligados por uma linha de ônibus circular com 18 estações, que os ligará e levará os passageiros ao Centro. Hoje são feitas 33 mil viagens/dia de ônibus ao Centro da Capital, mas somente 33% dos passageiros têm o Centro como destino final.
Com a implantação dos portais, a EPTC calcula que o tempo de espera dos passageiros pela linha especial nos três pontos e nas estações, deverá ficar entre um e dois minutos nos horários de pico e entre três e quatro minutos em outros períodos do dia. Serão utilizados ônibus articulados com combustível limpo, biodiesel ou gás natural.
Os Portais serão prédios de alto padrão, totalmente cobertos e climatizados, que terão também operações comerciais e de serviços, como lojas, lavanderias e lancherias. Os passageiros farão seus deslocamentos internos por escadas rolantes e terão locais para descanso.
O projeto também prevê obras físicas no Centro, como a construção de um túnel na Avenida Borges de Medeiros, que eliminará a circulação de ônibus nas principais ruas do Centro, e um viaduto que vai ligar a Rua da Conceição à Avenida Júlio de Castilhos.

Conforme Senna, diretor da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) o projeto terá um grande impacto ambiental e ajudará a resolver vários problemas, como os congestionamentos na Avenida Salgado Filho e proximidades da Estação Rodoviária.
O que são os Portais da Cidade?
É um novo sistema de circulação e transporte no centro da cidade. Os ônibus procedentes dos bairros chegarão em três grandes portais, nas imediações do centro da cidade, onde os passageiros farão uma transferência integrada para veículos modernos, mais rápidos, mais seguros e menos poluentes, que farão a circulação entre os portais e 18 pontos no centro da cidade. Ou seja, você vai chegar no mesmo destino, de maneira mais rápida e segura.
Como serão os Portais?
Serão prédios de alto padrão, com comércio e prestação de serviços, totalmente cobertos, climatizados, seguros, que oferecerão alternativas variadas de comércio e alimentação. Os Portais terão escadas rolantes para o deslocamento dos passageiros, locais para descanso e total acessibilidade para portadores de deficiência. Tudo para que você possa esperar o transporte ao seu bairro em plenas condições de conforto e segurança.
Com os Portais, você vai chegar mais rápido ao Centro da cidade?
Você vai chegar mais rápido ao centro da cidade. Hoje, formam-se grandes engarrafamentos de ônibus na chegada ao centro. Com os portais, o desembarque de passageiros será mais rápido, e os passageiros terão veículos saindo, no máximo, de três em três minutos para os principais pontos do centro da cidade. O sistema vai funcionar, na prática, como um metrô.
Por que o transporte vai ficar mais seguro?
Você vai sair do seu trabalho, ir a uma das 24 estações (novas paradas no centro, cobertas e confortáveis) e, em no máximo 03 minutos, estará embarcando. Assim, você não terá mais aquela longa espera na fila, exposto à ação dos assaltantes. Todo o sistema será equipado com câmeras de vigilância e os portais serão prédios fechados, também equipados com câmeras, e vigiados por profissionais de segurança. Será o fim dos assaltos para quem precisa de ônibus para sair ou chegar ao centro.
Por que o centro da cidade vai melhorar com o novo sistema?
A Prefeitura irá construir um túnel de cerca de 400 metros por baixo da Borges de Medeiros, acabando com a circulação de ônibus em algumas das principais vias do centro e eliminando seu impacto negativo sobre o tráfego e o meio ambiente. A velocidade de circulação do transporte coletivo no centro vai aumentar e vão desaparecer as longas e demoradas filas de espera, que fazem do centro hoje uma verdadeira “rodoviária a céu aberto”. Com os Portais da Cidade, a passagem não vai ficar mais cara.
Com os Portais da Cidade, a passagem não vai ficar mais cara?
A tarifa não vai aumentar com o novo sistema. Pelo contrário, ela vai ficar mais barata para quem mais precisa. Junto com o novo sistema, a Prefeitura vai criar a passagem integrada, através de um cartão magnético que substitui a ficha que existe hoje. Não será cobrada nova passagem: quem vem do seu bairro, desce no portal e pega o ônibus em direção ao centro sem pagar nenhum valor adicional. Mas o melhor: quem vem de uma zona da cidade e faz a transferência para pegar um ônibus para outra zona (por exemplo, o passageiro vem do Cristal, chega no portal e depois pega outro ônibus em direção ao Passo D’areia) irá pagar só metade do valor da segunda passagem.
E de onde vai sair o dinheiro para a Prefeitura fazer tudo isso?
Essa é uma obra racional, projetada para ser realizada dentro das possibilidades da cidade. O complexo de obras dos Portais da Cidade estará pronto em menos de três anos. As obras serão feitas em regime de Parceria Público Privada (PPP). Ou seja: a iniciativa privada irá financiar a maior parte da obra e, em troca, poderá explorar os estabelecimentos comerciais nos shoppings (os 03 Portais). Assim, a população ganha a obra, melhora o transporte e ainda recebe serviços como supermercado, lojas, farmácias, etc, tudo dentro dos Portais. Ou seja: não haverá aumento de passagem, nem cobrança de impostos ou pedágios por conta desta obra.
E com a passagem integrada, os cobradores vão perder o seu emprego?
Não. O compromisso assumido pela Prefeitura e pelas transportadoras é manter todos os empregos. Os cobradores vão trabalhar na comercialização e no controle dos cartões do transporte. E, além disso, com o novo sistema, e com a construção dos portais, serão criados empregos e abertas novas vagas no setor de comércio e serviços.
A Corporação Andina de Fomento (CAF) informou em 04.01.2010 a aprovação de uma "cooperação técnica" para a construção do Bus Rapid Transit (BRT) em Porto Alegre tendo em vista a organização da cidade para a Copa 2014. O montante que será investido não foi divulgado, mas os recursos serão aplicados a fundo perdido.
"Os recursos não reembolsáveis serão destinados ao projeto Portais da Cidade da prefeitura de Porto Alegre e permitirão completar o desenho e o plano de implantar o sistema de BRT na cidade", informou o organismo multilateral em comunicado divulgado em Caracas (Venezuela), onde fica sua sede permanente. O BRT é um sistema de ônibus de alta capacidade de passageiros que utiliza corredores exclusivos para circulação.
Conforme o documento, os recursos "foram concedidos dentro do Fundo para a Promoção de Projetos de Infraestrutura Sustentável (Proinfra), criado pela CAF em 2006, para melhorar a qualidade dos projetos de infraestrutura".
Segundo o presidente da instituição, Enrique García, o sistema de transporte dessa cidade é parte da infraestrutura "necessária para a realização dos jogos da Copa do Mundo 2014", que serão disputados no Brasil.
O país entrou como acionista da CAF em 1996 e em nove de dezembro assinou um acordo para aumentar seu capital no organismo para US$ 190 milhões. Também são acionistas da CAF Argentina, Bolívia, Costa Rica, Colômbia, Chile, Equador, Espanha, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela, assim como 14 bancos privados da região andina.
 
fontes: jornal zero hora, internet e you tube

Um comentário:

  1. Gostaria de saber, quando, efetivamente, começarão as obras, pois a próxima Copa já será aqui e não será uma obra tão simples e barata. Fora que é caótico o atual transporte coletivo em Porto Alegre, principalmente nos horários de pico.

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