Páginas

2leep.com

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Ciclovias em Porto Alegre

Os moradores de Porto Alegre ganharam um Plano Diretor Cicloviário em julho passado e colecionaram promessas de que iriam receber quilômetros de faixas exclusivas para bicicletas no prazo de poucos meses. Mas a informação agora é de que terão de esperar até 2011 para começar a ver a malha de ciclovias da cidade deslanchar.
Segundo o novo secretário municipal de Mobilidade Urbana, Romano Botin, novas vias para ciclistas não devem começar a ser construídas antes de janeiro, como parte do pacote de obras para a Copa de 2014. Botin diz que a Capital terá uma malha de 47 quilômetros até o início dos jogos.
As ciclovias são um sonho que não pedala, engatinha. Vêm de longe as promessas. Em 2005, ao lançar o Plano Diretor da área, o secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Afonso Senna, prometeu que a população usufruiria de ciclovias já no ano seguinte. Afirmou que se tratava de “um empenho pessoal”. Foi postergando a promessa de ano para ano e deixou a secretaria dias atrás sem cumpri-la. Para piorar, os ciclistas de Porto Alegre tiveram de amargar a perda de uma das poucas alternativas de circulação oferecida: o Caminho dos Parques, que desde 2001 permitia o trajeto entre o Parque Moinhos de Vento e o Guaíba.
Para 2010, a esperança é a conclusão da ciclovia da Restinga, um projeto de R$ 1,2 milhão. A prefeitura entregou recentemente 1,1 quilômetro. Promete concluir até outubro os 3,4 quilômetros que faltam. Também deve ocorrer neste ano a revitalização do 1,26 km na Avenida Guaíba, construído em 1993. O projeto é de R$ 40 mil.
Parte expressiva dos 47 quilômetros prometidos integra projetos de alargamento ou abertura de avenidas – obras incluídas no pacote de R$ 2 bilhões para aprontar Porto Alegre para a Copa. O cronograma, segundo Botin, prevê apresentar os projetos entre setembro e outubro, de maneira a realizar a licitação até o final do ano, o que permitiria iniciar a construção em janeiro. Mas o secretário reconhece que podem haver contratempos. Como os projetos preveem desapropriações, temem-se atrasos.
O custo total das obras ainda não foi calculado
Um bom exemplo é a ciclovia de 1,5 quilômetro na Avenida Diário de Notícias, um dos raros trechos existentes na cidade, construída em 2008 pelo BarraShoppingSul. A previsão era de que a extensão chegasse a dois quilômetros, mas o shopping ainda não pôde terminar a obra em razão de desapropriações pendentes.
Botin não tem informações do custo das ciclovias ou do tempo necessário para realizar as obras, depois da ordem de início.
– O que posso dizer é que têm de ficar prontas até 2014. É uma diretriz do prefeito – afirmou.
Das obras previstas no programa da Copa, constam 10 quilômetros de faixas para bicicleta na Voluntários da Pátria, cinco na Avenida Tronco, 10 nas avenidas Beira-Rio e Padre Cacique, 6,6 na Ipiranga e 7,8 na Sertório.
fonte: jornal Zero Hora. 

2 comentários:

  1. Hoje mesmo no almoço eu estava comentando com um colega que a Orla de vila velha é estreita, uma rua bem pequena separa a praia dos prédios.
    Não me lembro ao certo, estou buscando, mas acho que nem tem ciclovia. Me fez pensar agora no quanto faz falta esse elemento acima de tudo, de lazer.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Venho por meio deste comunicar que a ciclovia,frente ao número 885 da Av, João Antonio da Silveira restinga,está sendo ocupada irregularmente por um comércio de pneus usados de uma borracharia,inclusive fechando a calçada de pedestre com uma construção irregular e dificultando passagem de pedestre e ciclistas .Os pneus colocados na calçada dificulta a visão da saída de automóveis do condomínio,seguramente poderá acontecer um acidente,pois não tem a visibilidade para ver quem vem da rua ou da ciclovia.Espero que seja tomada uma providência antes que ocorra um outro acidente,pois sexta feira acorreu uma batida de carro na frente deste condomínio.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.