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quinta-feira, 15 de julho de 2010

surf music

The Beach Boys
A surf music é um gênero de música popular associado a cultura do surf, surgido em Orange County e outras áreas do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos entre o fim dos anos 1950 e início da década de 1960.
Divide-se em dois subgêneros básicos:
Surf pop, incluindo tanto baladas surf quanto música para dançar que possuem uma linha vocal. Às vezes chamada de "Beach Music", por ser tão popular entre os surfistas.
Surf rock, geralmente é instrumental com uma guitarra elétrica ou um saxofone tocando a melodia principal.
Esses dois subgêneros são as primeiras formas ou estilos musicais da surf music.
Muitas bandas surf têm sido igualmente classificadas como surf instrumental e como Surf pop, assim a surf music é geralmente considerada como um único gênero, apesar da variedade destes estilos. As gravações são normalmente atribuídos à bandas, em vez de artistas individuais. Além disso, surfistas tem se inclinado para o reggae e criaram a sua própria identidade Rasta. Em Porto Rico e no Estados Unidos, os jovens surfistas do finais dos anos 1980 e início dos anos 1990 encontraram seu próprio nicho no mundo do reggae. Curiosamente, os surfistas, em ambos os países não são de uma juventude urbana, tais como o genero tinha sido associado inicialmente, mas de classe média alta, bronzendos, "blanquitos" ou "brancos". Isso mostra a diversidade da subcultura surf e à sua capacidade por adaptar aspectos de culturas completamente diferentes. Além disso, isso permitiu uma ligação intercultural a ser formada entre as origens da música (Jamaica, no caso do reggae) e os locais onde ele está sendo ouvido pelos surfistas (os Estados Unidos e Porto Rico).
Jan e Dean
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The Shadows
História
Na década de 1960, no sul da Califórnia teve o surgimento de muitas linhas de pensamento musical. Rock and Roll foi música popular e, principalmente à partir de 1958 com o fortalecimento do rock instrumental de gente como Duane Eddy, Link Wray, e Santo & Johnny que provaram que capacidade vocal não era necessária para alcançar o estrelato. Los Angeles foi um polo de ativadades do Jazz, e os maiores músicos do gênero tocaram lá. Ao contrário de muitos, os EUA a essa altura tinha um grande número de mexicanos vivendo nesta parte da Califórnia, e sua música, sem dúvida foi ouvida por muitos aspirantes a músicos da época. Rock instrumental, com uma agressiva influência de jazz em bateristas e algumas influências latinas iguais na Surf Music. Alguns talentos limitaram-se a tocarem em alguns locais necessários para atingir um nível de popularidade antes de uma tendência nascer. Atualmente, Dick Dale diz ter criado o surf em 1957. Bandas novas de surf foram formadas na zona sul da Califórnia, com grupos como os Beach Boys, o Surfaris, Dick Dale e os Del-Tones, The Mermen, o Challengers, Eddie & The Showmen. Em Orange County, surge uma forte cultura surf, bem como o Rendezvous Ballroom Balboa tocando no estilo. Uma típica noite de entretenimento caracterizado não só pelo Surf Music, mas abrangendo também, versões de hits populares. A popularidade do gênero levou grupos de outras áreas para tentar tocar também. Tanto o Astronauts (Boulder, Colorado) e The Trashmen (Minneapolis, Minnesota) tocaram surf music e seus hits na Billboard "Baja" (Astronauts, 94º em 1963) e "Surfin Bird" (4º em 1964) mostrou que a popularidade do gênero foi amplamente difundida. The Rivieras de South Bend, Indiana, 5º lugar, em 1964, com "California Sun". Em 1963, Checker Records (subsidiária da Chess Records) lançou o álbum "Surfin 'Com Bo Diddley" (Verificador LP-2987) e da faixa "Surfer's Love Call", como o lado A de um único (Checker 1045) pelo pioneiro do rock and roll Bo Diddley. The Atlantics, de Sydney, na Austrália, não foram músicos exclusivos de surf, mas fizeram importantes contribuições para o gênero, o mais famoso exemplo, com a sua batida em "Bombora" (1963). Outra banda de surf australiano que eram conhecidos fora do seu próprio país foi o Joy Boys, cujo hit "Murphy the Surfie" (1963) foi mais tarde regravado pelo Surfaris. Bandas europeias geralmente em torno desta veia, mais centradas no estilo tocado pelo The Shadows. Um exemplo notável da constribuição europeia no surf instrumental é a banda espanhola Los Relampagos' que gravaram "Misirlou". The Dakotas, que foram a banda de apoio do cantor britânico Billy J. Kramer ganharam alguma atenção como músicos de surf com "Cruel Sea" (1963), que mais tarde foi gravado pelo The Ventures e eventualmente outras bandas de surf instrumental, incluindo The Challengers e The Revelairs. Durante décadas, "Vibrations" (The Ventures) foi utilizado em programa na TV da União Soviética chamado "Panorama Internacional". Embora conhecido como um gênero que se desenvolveu na Costa Oeste dos Estados Unidos na década de 1960, um revival em 1990 provocou um ressurgimento mundial. Man or Astro-man?, Los Straitjackets, Pollo Del Mar e muitos outros conseguiram um razoável sucesso. Outros grupos, como o S Simon and the Bar Sinisters, the Red Elvises and Southern Culture on the Skids também se tornaram populares no gênero. O Brasil teve como principais divulgadores do gênero The Jet Blacks e The Clevers na época da Jovem Guarda e atualmente os Retrofoguetes.
The Ventures
Um dos mais proeminentes  grupos insstrumentais do início dos anos 60, The Ventures rompeu a restrita barreira da surf music e expandiu sua sonoridade típica de guitarras secas e afiadas até herdeiros da new wave, como The B-52's, Go-Go's e Pylon. Com hits como "Walk don't run", "Perfídia", "I walk the line" ou Hawaii five-o ( da série), eles tiveram seu período de glória nos sixties, mas depois continuaram em atividade detonando seu guitar sound.


The Beach Boys
Numa primeira fase, que vai de 61 a 65, os irmãos Brian, Carl e Dennis Wilson, junto com o primo Mike Love e o amigo Al Jardine, definiram a surf music, com hists como "Surfin USA", "Fun, fun, fun", entre muitos. A partir de 64, as músicas sobre mar, sol, surf e dragsters canrtadas pelo grupo deram lugar a um desafio. Sob a liderança de Brian, o grupo criou sonoridades cada vez mais complexas, ainda que altamente acessíveis.

Jan e Dean
Colegas desde a adolescencia em Los Angeles, a dupla Jan Berry e Dean Torrance fizeram sua glória na surf music. Seu maior hit foi co-assinado por Brian Wilson (Beach Boys), grande amigo dos dois. Eles sempre tiveram colaborações com os Beach Boys, e junto a eles dominaram o som da Califórnia nos early sixties, até a morte de Jan, em um acidente automobilístico em 66.

The Shadows
Talvez o maior legado do grupo resida na guitarra do líder Hank B. Mavin, que com seus riffs e solos conduzia o rock instrumental do grupo com um brilhantismmo que logo os transformou nos rivais britanicos dos Ventures. Os Shadows se dissolveram em 69, com seus integrantes partindo para projetos paralelos e trabalhando com outros artistas, voltando a se reunir em 1977 e, desde então, dedicam-se a apresentações e turnes esporádicas

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